domingo, 24 de fevereiro de 2013

Benefícios do Exercício sobre o Consumo Máximo de Oxigênio (VO2 máximo) - Uma Breve revisão



Ao aplicarmos um novo estímulo no organismo, ocorrem adaptações orgânicas e funcionais ao sistema respiratório, resultando em uma maior interação entre a demanda metabólica e a troca de gases.




Segundo Neto et al. (1999, citado por GHORAYEB e BARROS, 1999) consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo) pode ser definido como o maior volume de oxigênio por unidade de tempo que um indivíduo consegue captar respirando ar atmosférico durante o exercício.

O treinamento aeróbio melhora a condição e eficiência dos músculos da respiração permitindo um maior uso da capacidade herdada, reduzindo o volume residual dos pulmões, melhorando a eficiência da respiração, aumentando a quantidade de hemoglobina, alterando assim todo o sistema cardiovascular (SHARKEY, 1998).

Em conseqüência a esta maior ativação do sistema respiratório durante o exercício, tem-se proporcionalmente uma maior atividade do coração a fim de irrigar com sangue e oxigênio o sistema muscular, alterando o funcionamento cardiovascular e proporcionando uma maior resistência física.

Fabio A. Geronasso.
Cref: 013630-G/Pr


REFERÊNCIAS

BRUM, P. C., FORJAZ, C. L. DE M., TINUCCI, T. e NEGRÃO, C. E. Adaptações agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo - Vol 18, p 21-31, Ago. 2004.

SHARKEY, Brian J. Condicionamento Físico e saúde. 4 ed. Porto Alegre – RS.
Ed. Artmed, 1998.

GHORAYEB, N. e BARROS T. O exercício: Preparação Fisiológica, Avaliação Médica, Aspectos Especiais e Preventivos. 1ª ed., São Paulo, Ed. Atheneu, 1999.

MCARDLE, W. D; KATCH, F. I. e KATCH, V. L. Fundamentos de fisiologia do exercício. 2ª Ed, Rio de Janeiro, Ed Guanabara, 2002.

MONTEIRO, M. De F. e FILHO, D. C. S. Exercício físico e o controle da pressão arterial. Revista Brasileira de Medicina e Esporte - Vol. 10, Nº 06 - Nov/Dez 2004.

POWERS, S. K. e HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e desempenho. 1a. ed, Barueri, Ed Manole, 2000.

ROBERGS, R. A. e ROBERTS, S. O. Princípios fundamentais de fisiologia do exercício: para aptidão, desempenho e saúde. 1ª ed., São Paulo, Ed Phorte, 2002.

SAMPAIO, E. Biologia Aplicada à Educação Física. 2ª ed., Ponta Grossa, Ed. UEPG, 2005.