terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como nosso corpo gasta calorias que provem da alimentação


Quem está disposto a fazer exercícios geralmente diz: “vou queimar umas calorias”.

Expressão esta muito popular e estimulante, mas é bom entender como nosso organismo gasta as calorias que absorve dos alimentos. São três as únicas maneiras para gastar calorias. A queima calórica que ocorre durante o processo digestivo, a atividade física e através do metabolismo basal.

Entende-se por processo digestivo todo o processo de liberação de enzimas e quebra de nutrientes para a geração de energia. Atividade física é todo o movimento que uma pessoa faz diariamente desde um simples escovar de dentes até uma caminhada na esteira. E, finalmente, metabolismo basal que é a quantidade mínima de energia necessária para manter nossa estrutura orgânica (musculatura, tecidos, ossos, etc) e sinais vitais (respiração, batimentos cardíacos, etc) intactos.

Por incrível que pareça o fator que menos conta para a nossa queima diária de calorias é a atividade física, que representa pouco mais de 10% (dependendo da atividade praticada) do consumo calórico total. Enquanto a digestão representa em torno de 20% e o metabolismo basal respeitáveis 70% (valores estes que quando inclusos a atividades que envolvam grandes grupos musculares, podem ser aumentados em até 10 vezes).

Fica fácil perceber então que o mais importante não é ficar se matando de treinar na academia, mas sim associar o treino e alimentação. Treinar de uma maneira mais coerente para aumentar o seu metabolismo basal e possuir uma alimentação adequada, afim de, obter um balanço calórico negativo auxiliando assim quanto ao gasto calórico total e na melhora da qualidade de vida. Mesmo porque o nutriente mais utilizado quando se está em repouso é justamente a gordura que é fonte de energia mais calórica disponível no organismo.


Fabio A. Geronasso.
Professor da Academia Flex e Personal Trainer.
Cref: 013630-G/Pr.