terça-feira, 12 de abril de 2011

Exercícios aeróbios; Esteira, Bicicleta ou Tarnsport. Qual o melhor ?

Para emagrecer além de um bom trabalho de resistência muscular, nada como investir nos aparelhos aeróbios que ajudam a queimar calorias e gordura. Isso acontece porque este tipo de atividade requer uma maior demanda de oxigênio pelas células musculares para produzir energia, sendo a “gordura” a principal fonte energética para tal atividade.

Entre os equipamentos mais utilizados nas academias para o trabalho aeróbio e cardiovascular tempos a esteira, bicicleta e o transport ou elíptico. Mas qual destes é o mais eficiente?

Na verdade, não importa somente o aparelho escolhido, mas sim o esforço que você faz durante o exercício e o ritmo dos batimentos cardíacos executados por minuto; isto é o que chamamos de intensidade do exercício. Entretanto, em determinados aparelhos você consegue trabalhar com grupos musculares maiores do que outros, tendo assim uma maior intensidade de esforço, e como conseqüência um gasto calórico mais elevado.

Desta maneira, levando em consideração todos com o mesmo nível de intensidade, a esteira tem uma leve vantagem devido ao número de grupamentos musculares envolvidos, principalmente panturrilhas, glúteos, abdômen e isquiotibiais.

Já o transport ou elíptico é indicado para quem não consegue correr na esteira ou tenha alguma lesão ou desconforto articular, onde por reduzir o impacto principalmente nos joelhos, pode ser uma melhor alternativa do que a bicicleta por proporcionar um movimento do corpo todo, além do opcional de carga. Assim como na esteira aluno tem a necessidade de suportar o peso do próprio corpo durante a atividade, o que não acontece com a bicicleta, tendo por conseqüência um maior esforço muscular na região de quadríceps, glúteos e braços.

Tratando-se da bicicleta, a principal diferença está nos braços. Ao invés deles, ela exige mais dos músculos isquiotibiais (grupo muscular que se localiza na região posterior da coxa), devido a uma maior estabilização do quadril.

Mas sem dúvida, é a esteira que proporciona um melhor condicionamento físico e tônus muscular, porém isso não significa que você não consiga obter bons resultado com outros aparelhos, o importante e ficar atendo a intensidade do exercício como foi dito no começo, e aumentar o ritmo de treino gradativamente, ficando cada vez mais disposto e capacitado para a realização da atividade.

Fonte: cyberdiet.terra.com.br

Adaptado por Fabio Alfredo Geronasso
Cref: 013630-G/PR