sexta-feira, 9 de março de 2012

Você conhece sua coluna ?

A coluna vertebral é o eixo central do corpo, um conjunto de vértebras e discos sobrepostos.

 
Também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve, sendo responsável por dois quintos do peso corporal. Em sua composição encontramos tecido conjuntivo e uma série de ossos, as vértebras. A Coluna vertebral e formada por 24 vértebras + sacro + cóccix.

 
Cada vértebra possui basicamente um corpo mais largo, com o formato de um segmento transverso curto de cilíndro, situado na parte anterior da vértebra (exceto na primeira vértebra cervical que não possui corpo vertebral, o atlas).

 
Entre as vértebras encontramos um disco fibroso (disco vertebral), composto por um tecido fibrocartilaginoso (anel fibroso) e uma substância interna, elástica e macia (núcleo pulposo), formando assim fortes ligações/articulações, permitindo vários movimentos da coluna vertebral além de auxiliar na absorção do impacto.

 
Como as vértebras sobrepõe-se umas as outras, a junção delas forma um túnel ósseo desde o crânio até osso sacro, o Canal vertebral. O canal vertebral segue as diferentes curvas da coluna vertebral, é grande e triangular nas regiões onde a coluna possui maior mobilidade (cervical e lombar) e é pequeno e redondo na região que não possui muita mobilidade (torácica).
 
Na imagem (vista superior da coluna vertebral), podemos observar o canal vertebral. Ele é formado pela junção das vértebras e serve para dar proteção à medula espinhal. Além do canal vertebral, a medula também é protegida pelas menínges, pelo líquor e pela barreira hemato-encefálica.

 
Estruturalmente está dividida em quatro regiões; região cervical, torácica, lombar e coccigea (pélvica).

 
A região cervical é constituída por sete vértebras localizadas no pescoço. A primeira vértebra se chama Atlas e se articula com o crânio possibilitando flexão e extensão da cabeça sobre a coluna vertebral cervical, bem como suportando seu peso. O Axis é a segunda vértebra cervical e apresenta uma apófise (saliência) na sua região anterior que se projeta para cima, penetrando o plano horizontal do canal vertebral da primeira vértebra, articulando-se com a parte posterior de seu anel anterior. O Atlas não tem um corpo vertebral como a maioria das demais vértebras.

 
A região torácica é constituída de doze vértebras que também servem para a inserção das costelas.

 
A região lombar é constituída por cinco vértebras maiores e é esta região que suporta todo o peso do tronco, dos membros superiores, do pescoço e da cabeça quando estamos na posição sentada ou em pé. Na região da coluna vertebral lombar na altura entre a primeira e a segunda vértebra ( L1 e L2 ) termina a medula nervosa espinhal dentro do canal vertebral em uma formação conhecida como cone medular. A partir do cone parte um aglomerado de raízes nervosas conhecido como cauda equina. Em pares, as raízes nervosas espinhais estendem-se até a parte lateral do canal vertebral, sendo uma raiz de cada lado, saindo pelo foramen lateral.

 
 Abaixo da região lombar, sendo parte da bacia, a região sacrococcígea é composta pelo osso sacro que é resultado da fusão de cinco vértebras. Um de cada lado, este conjunto se articula com os ossos ilíacos do quadril, que se articula com os fêmures, já osso cóccix é formado pela fusão das últimas quatro vértebras.

 
   
 Entre suas principais funções temos:

 
·         Proteção dos nervos e medula espinhal.

 
·         Importante função de sustentação junto à musculatura quanto à postura e locomoção.

 
·         Ponto de fixação para costelas e músculos do dorso.

 
·         Fornecer um eixo parcialmente flexível e rígido para o corpo e um pivô para a cabeça.

 
·         Flexibilidade para o corpo podendo fletir-se para frente para traz e para os lados além de girar o corpo em seu próprio eixo.

  
A postura é o resultado da capacidade que ligamentos, cápsulas e tônus muscular têm de suportar o corpo ereto, permitindo sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados sem desconforto.

 
Cerca de 80% dos seres humanos sentem, ou irão sentir dor lombar (lombalgia) em algum momento de suas vidas. Na grande maioria das vezes, a dor está relacionada com problemas mecânicos da coluna vertebral, isto é, com defeitos na sua função. O tratamento principal é normalizar a função, principalmente por meio de exercícios com auxílio de profissionais habilitados na área da saúde, bem como uma melhor postura ao realizar as tarefas do dia dia.

Deste modo segue algumas dicas para protegê-la:

·        Segure o peso junto ao corpo evite a sobrecarga da coluna durante o movimento.

·        Para deslocar objetos pesados empurrar é mais seguro, pois o peso corporal auxilia o deslocamento do objeto.

·        Repouso prolongado não melhora a dor da coluna. Um curto período de repouso na cama pode aliviar a dor, enquanto que permanecer em repouso por tempo prolongado favorece o enfraquecimento da musculatura da coluna.

·        A aplicação de calor não é  indicado na dor lombar aguda, porém, analgésicos exercícios de alongamento suaves, seguidos de aplicação de gelo
no local da dor são as medidas ideais

·        Excesso de peso contribui para a piora da dor da coluna,  especialmente na região abdominal pois, desloca o centro de gravidade para a frente, sobrecarregando a musculatura posterior.

·        Exercícios para fortalecimento da musculatura abdominal promove alívio dos sintomas, pois ajudam a estabilizar a coluna.

·        Durante o dia a qualquer momento exercícios de alongamento devem ser realizados

·        Não é necessário evitar exercícios de levantamento de peso, pois, eles podem aliviar a dor da coluna e prevenir futuras complicações, porém devem ser realizados corretamente, sob orientação médica e de um profissional de Educação Física.

·        Osteoporose não causa dor na coluna, mas pode promover microfraturas ou fraturas, que promovem dor.

·        Má postura pode agravar a dor da coluna. Sentar ereto ou ficar em pé, com apoio igual em ambos os membros, utilizando a musculatura abdominal, promove diminuição de carga sobre a musculatura das costas.

Lembre-se destas dicas em todo seu dia, e não somente quando sua coluna começar a doer !!!!

Abraço e bons treinos a todos.


Fonte: auladeanatomia.com
             copacabanarunners.com.br
          wikipedia.org