sábado, 14 de maio de 2011

Suplementação alimentar é comum nas academias, mas requer orientação

A vontade de emagrecer ou de aumentar os músculos. Qualquer que seja o desejo, em muitos casos, algumas pessoas lançam mão dos suplementos alimentares. No entanto, o uso indiscriminado de produtos que prometem milagres tem provocado mais problemas do que resultados positivos para os atletas. Acompanhamento médico e nutricional é fundamental para garantir que não haja prejuízo à saúde.

Como o próprio nome indica, o objetivo dos suplementos é suprir a falta de algum nutriente alimentar. Em determinados esportes, o desgaste físico chega a tal ponto que a alimentação dificilmente consegue repor, sozinha, todos os níveis de ferro, vitaminas ou aminoácidos. Nesse momento, o uso de suplementos se faz necessário.

No entanto, de acordo com o médico do esporte e diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Ricardo Munir Nahas, o grande problema dos atletas amadores é querer atingir um patamar físico incompatível com a sua estrutura corporal. “As pessoas desconhecem a sua genética e acham que podem ser iguais a um colega ou ídolo, por exemplo. É aí que os abusos acontecem”, afirma.

Mesmo sabendo dessa recomendação, o estudante de engenharia elétrica Carlos Eduardo Clarin, 21 anos, resolveu seguir a dica de amigos para melhorar o rendimento na academia. Com um deles, comprou um suplemento à base de creatina, composto de aminoácidos sintéticos. Não demorou para que as fortes dores de cabeça aparecessem durante a musculação. “Nunca tinha sentido nenhum problema, mas depois que passei a tomar o suplemento, as dores vieram fortes e constantes”, lembra o estudante, que diz ter abandonado o uso.

Ricardo Nahas afirma que muitos continuam utilizando os produtos, apesar das reações adversas. “Quando se toma um suplemento e ele funciona, ou seja, há um ganho muscular, o atleta não vai poder largá-lo, senão ocorre retrocesso. Isso cria uma dependência psicológica, que pode levar a problemas graves de saúde a longo prazo”, ressalta. Outro grande perigo é a compra em sites não confiáveis que vendem produtos misturados a anabolizantes.

Como são substâncias metabolizadas pelos rins e pelo fígado, esses dois órgãos acabam sendo os mais atingidos. A sobrecarga pode levar à falência deles, causando sérios danos ao organismo e exigindo tratamentos complicados.

Saiba mais

O médico Ricardo Munir Nahas enumera alguns sintomas característicos de que algo está errado com o consumo do suplemento alimentar:

» Queda repentina de rendimento no treino
» Irritabilidade
» Mau humor
» Insônia
» Falta de concentração


De olho

Procure um médico.
Para se ter certeza sobre a necessidade do uso de suplementos alimentares, é preciso consultar um médico. Ele pedirá exames fisiológicos para saber quais são as carências reais do paciente. Um nutricionista pode ajudar a montar uma dieta combinada com o uso dos suplementos adequados.

Fonte: medicinadoesporte.org.br