domingo, 7 de novembro de 2010

Exercício e forma física

O exercício é uma atividade física programada, realizada de forma repetitiva para desenvolver ou manter a forma; a aptidão física é a capacidade para o realizar.

Para estar e manter-se em forma, as pessoas precisam de se exercitar regularmente. Os exercícios fortalecem o coração, capacitando-o para bombear mais sangue em cada batimento, aumentando assim a quantidade máxima de oxigénio que o corpo pode obter e utilizar. Esta quantidade, chamada captação máxima de oxigénio, pode ser medida para determinar o estado físico de uma pessoa. O exercício beneficia o corpo de muitas outras maneiras: o estiramento pode aumentar a flexibilidade, os exercícios com pesos fortalecem os ossos e ajudam a prevenir a osteoporose, e o exercício também ajuda a prevenir a prisão de ventre. Também é útil para evitar e controlar algumas formas de diabetes, baixar a pressão arterial e reduzir a ansiedade, a gordura corporal e os valores do colesterol total e das lipoproteínas de baixa densidade (LDL).

O exercício físico beneficia pessoas de todas as idades. Estudos recentes demonstram que o exercício pode reforçar os músculos enfraquecidos das pessoas idosas que vivem nos asilos. Os homens de idade avançada que continuam a treinar e a competir em provas de corridas de longa distância podem manter a sua captação máxima de oxigénio. A inactividade, mais do que o envelhecimento em si, é a principal causa da deterioração da capacidade física nos idosos.

Os benefícios do exercício perdem-se mal uma pessoa interrompa o exercício. O vigor do coração e dos músculos diminui, juntamente com o valor das lipoproteínas de alta densidade (HDL) que constituem o bom colesterol, e a pressão arterial e a gordura corporal aumentam. Mesmo os atletas que interrompem o exercício não mantêm resultados positivos mensuráveis a longo prazo. Por outro lado, e comparando-os com os que nunca fizeram exercício, não têm maior capacidade para realizar actividades físicas nem menores riscos de ataques de coração, nem uma maior resposta ao exercício.

Fonte:manualmerck.net